UACSA apresenta projeto de aprendizagem que integrou universidade e diversas empresas

Com evento aberto ao público realizado no auditório da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da UFRPE na sexta-feria 16 de dezembro de 2019, foi apresentado o resultado final do projeto “Bancada didática com motor FIAT FIRE FLEX 1.4 8v”.

Apresentação da bancada durante o evento:

Trata-se de um projeto de aprendizagem (Project based learning – PBL) coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Orlando Centeno González e desenvolvido por alunos das disciplinas Máquinas térmicas I (da Engenharia Mecânica) e máquinas primárias (das Engenharias Elétrica e Eletrônica) no qual os estudantes deviam construir uma bancada didática com um motor de combustão interna automotivo. Algumas das dificuldades abordadas no projeto segundo apontadas pelo professor foram: falta de peças para o motor funcionar, assunto novo para os estudantes, projeto iniciado sem recursos de financiamento e prazo de 3 meses para concluir.

O evento teve participação dos engenheiros Vagner Abramchuk, Joseph Jatiello e Pedro Brayner do grupo Fiat Chrysler Automóveis, e também Ingrid e Isabela Maranhão da empresa Jamaica Mangueiras Automotivas, duas empresas entre as patrocinadoras do projeto.

O resumo do projeto pode ser assistido em vídeo online:

Vídeo completo:

Anexo(s):