Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Marcelo Carneiro Leão é nomeado reitor da UFRPE a partir de 11/05 | Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho
 

Marcelo Carneiro Leão é nomeado reitor da UFRPE a partir de 11/05

Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Rivas

Foi nomeado reitor da UFRPE, com publicação nesta segunda-feira (4/05), no Diário Oficial da União, o professor Marcelo Brito Carneiro Leão, eleito pela comunidade universitária com mais de 85% dos votos. O docente assume o cargo a partir do próximo dia 11 de maio, junto ao professor Gabriel Rivas, eleito vice-reitor.

Marcelo Carneiro Leão passa a dirigir a Universidade no lugar da professora Maria José de Sena, com quem exerceu as últimas duas gestões na função de vice-reitor. Pós-doutor no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona, o novo gestor da UFRPE é graduado em Licenciatura em Química e conhecido pela comunidade pelo perfil acessível e dialógico, com grande interatividade por meio de mídias sociais e ferramentas digitais.

A nova gestão, conforme o plano de campanha da chapa De Mãos Dadas pela UFRPE, promete também ser interativa, participativa e focada principalmente em critérios de governança, transparência, inovação, direitos humanos e empreendedorismo.

Ao receber a notícia, o professor Marcelo comparou a alegria de quando ingressou na UFRPE como estudante, em 1985, e como docente, em 1994. Para o novo gestor, o sentimento é de gratidão a todos e todas que contribuíram para esse resultado e ao trabalho exitoso de oito anos, capitaneado pela professora Maria José de Sena. “Ver a nomeação hoje, para além da alegria pessoal, é ver a comunidade sendo representada pela sua escolha. Neste primeiro momento, a gente comemora e festeja, mas já volta a conduzir a comunidade nestes tempos difíceis de pandemia. Quando tudo isso acabar, vamos nos abraçar, vamos nos confraternizar e trabalhar muito, porque a Educação é o único caminho para a transformação de um país”, ressalta.

Mesmo antes de ser nomeado, o professor Carneiro Leão já vem conduzindo diversas iniciativas da UFRPE durante o período de pandemia da Covid-19, ao lado da reitora Maria José de Sena. Por meio de reuniões remotas e ações por videoconferência e parcerias, o projeto Ruralinda Solidária já promoveu a doação de mais de duas toneladas de alimentos e itens de higiene a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, bem como mais de 1,1 mil máscaras a crianças em tratamento. Entre outras ações, vem produzindo, em impressoras 3D, máscaras de proteção facial (Face Shields) para profissionais de saúde, e ainda desenvolve pesquisas, aplicativos e ações essenciais como as do Instituto para a Prevenção de Riscos e Desastres (IRRD), em conjunto com UFPE, Governo do Estado e Prefeitura do Recife, para análise de cenário, uso de drones e ferramentas de monitoramento.

De acordo com a Comissão Organizadora da Consulta para a Reitoria da UFRPE, que ocorreu em 8 de novembro de 2019, de um total de 7.854 participantes do processo, os candidatos da Chapa 01 – De Mãos Dadas pela UFRPE –  receberam 6.575 da totalidade dos votos, sendo 814 de docentes, 591 de técnicos administrativos e 5.170 dos estudantes. Organizada pela Associação dos Professores (ADUFERPE) e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), a votação foi recorde entre os processos eleitorais realizados na Universidade.

A UFRPE possui 107 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação, ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas.

Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange 59 cursos de graduação, incluindo Administração, Economia, Educação Física, Gastronomia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e diversas Engenharias, no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Serra Talhada (UAST), do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e de Belo Jardim, além de Educação a Distância (UAEADTec) e da já emancipada Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 58 mestrados e doutorados. Também oferta Ensino Médio e cursos técnicos no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).

Composta por mais de 1200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 15 mil estudantes, a UFRPE possui ainda estações avançadas de pesquisa, ou seja, campi situados no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. São elas: Estação Ecológica do Tapacurá, em São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-Açúcar (EECAC) e Estação Experimental de Pequenos Animais (EEPAC), em Carpina; Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG); Estação de Agricultura Irrigada (EAII), em Ibimirim; e Estação de Agricultura Irrigada (EAIP), em Parnamirim.

Marcelo Brito Carneiro Leão

Pós-doutor no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona (2006). Doutor e Mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1994 e 1999). Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988). É Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde ministra aulas no Curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Coordenador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias) da UFRPE. Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Gabriel Rivas de Melo

Graduação em Estatística pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), Especialização em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada (2015) é, atualmente, professor lotado no Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com vasta experiência na área Acadêmica e Administrativa, tendo sido pró-reitor de Administração e recebido homenagem especial pelos serviços prestados à UFRPE; além, de ampla atuação em comissões julgadoras e banca em concursos, processos seletivos e vestibulares.

 

http://www.ufrpe.br/br/content/marcelo-carneiro-le%C3%A3o-%C3%A9-nomeado-reitor-da-ufrpe-partir-de-1105