Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Esclarecimentos sobre o PLE | Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho

Esclarecimentos sobre o PLE

À comunidade acadêmica da UACSA/UFRPE,

Diante dos questionamentos dos estudantes acerca da oferta do primeiro semestre letivo do PLE, bem como da petição eletrônica por eles organizada, a COGER esclarece alguns pontos:

1.Houve a tentativa de conciliar a demanda dos alunos com a lista de disciplinas ofertadas pelos professores, entretanto não foi possível atender à demanda dos alunos em 100%, visto que estamos tratando de um período excepcional com um contexto próprio. Em vários momentos foi dito isso em encontros que a gestão da UACSA teve com os estudantes.

2.Apesar da característica voluntária, o corpo docente foi fortemente incentivado a participar do período letivo especial. Em reunião de pleno, a gestão da unidade divulgou a ideia do período letivo especial deixando claro que a participação dos docentes seria fundamental para a instituição. Nesse sentido, o corpo docente aderiu fortemente ao programa de modo que contamos com o engajamento de 92,5% do nosso corpo docente neste primeiro período letivo. Vale lembrar que vários professores estão envolvidos em atividades de Gestão na Unidade e/ou ainda estão comprometidos carga horária na pós-graduação em Engenharia Física, tais atividades não foram paralisadas durante esses meses.

3.A adesão de praticamente todo o corpo docente da unidade não se traduz na oferta total de componentes. De fato, a razão entre o número de turmas ofertadas em 2020.1 e no PLE é de aproximadamente 30%. Esse número é facilmente explicado analisando a carga didática dos professores da UACSA em período regular, tipicamente um professor assume três turmas (há casos em que professores assumem quatro ou cinco turmas). Claramente, essa não pode ser a realidade de um período remoto especial de adesão voluntária. Nesse contexto, os professores assumem em média uma turma, o que explica a redução no número de turmas ofertadas.

4.Analisando a razão entre o número de disciplinas contempladas no PLE e no período 2020.1, essa taxa é de cerca de 50%. Ocorre que a coordenação de curso optou por ofertar uma gama mais diversificada de disciplinas, dado o número reduzido de turmas.

5.Destacamos ainda que a coordenação fez uma análise minuciosa para garantir que disciplinas de todos os períodos de todos os cursos da UACSA fossem ofertadas. Os professores foram incentivados a se distribuir da forma mais uniforme possível ao longo dos cursos para que os alunos de diferentes períodos fossem atendidos.

6.As pesquisas realizadas pelos estudantes foram fundamentais para que a coordenação tomasse decisões que beneficiassem os estudantes. Em várias situações, um docente se propôs a ministrar uma disciplina de um dado subconjunto e foi a partir das pesquisas de intenção realizadas pelos D.A.’s que a coordenação conseguiu tomar a decisão que melhor se adequava à realidade dos estudantes.

7.Sobre a oferta de disciplinas com 2 professores é importante salientar que é um período extraordinário, com novas metodologias de ensino e novas ferramentas, e nem todos os professores estão familiarizados com tais recursos. Um outro ponto a ser levantado é que devido à pandemia muitos professores estão cuidando dos seus pais idosos e/ou filhos pequenos e, potencialmente, com questões psicológicas que não favorecem a docência.  Lembramos que as turmas da UACSA são umas das maiores da UFRPE, com 60 alunos, e muitos professores ficaram receosos para ministrar uma disciplina em um formato novo, em que a maioria nunca teve uma experiência prévia.

8.Sobre as disciplinas que têm prática, os estudantes destacaram que algumas foram ofertadas e outras não. Cabe ao professor da disciplina julgar se as metodologias disponíveis são suficientes para substituir as aulas práticas da disciplina.

9.Sobre a oferta de disciplinas no mesmo horário, realmente foi uma estratégia da COGER para disponibilizar mais vagas para os alunos da UACSA. Destacamos ainda que o choque relatado é entre as disciplinas física geral 1 e cálculo diferencial e integral 1, se não houvesse esse choque de horário o mesmo aluno poderia cursar as duas disciplinas ao mesmo tempo, reduzindo o público total a ser atendido pelas turmas. De fato, como já esclarecemos, o quantitativo geral de turmas é muito inferior ao de um semestre regular, o que impossibilita que todos os estudantes tenham acesso às duas disciplinas.

10 – Ainda sobre a oferta de disciplinas, podemos destacar que tentamos na medida do possível atender os nossos formandos, ofertando algumas disciplinas optativas e o Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado, em todos os 5 cursos da Unidade.

11 - Apesar do calendário oficial do PLE não prever um período de reajuste de matrícula nos moldes de um período regular, a gestão não está medindo esforços para que todos os alunos que tenham interesse consigam participar do PLE em ao menos uma disciplina. No mesmo dia em que ocorreu a confirmação de matrícula, a coordenação se articulou para que os estudantes que não foram contemplados com nenhuma turma entrassem em contato e relatassem o problema. Estamos compilando a informação e daremos uma resposta a esses casos específicos até amanhã (dia 19/08).

Finalmente, nos colocamos à disposição dos estudantes para conversar e debater sobre a implementação do PLE1 e do PLE2. Certamente, com a experiência adquirida no PLE 1, o PLE 2 será mais eficiente do que o PLE 1. Estamos anexando a planilha que foi utilizada para realizar a distribuição das disciplinas no PLE.