O projeto de extensão Descobertas da melhor idade: além dos muros da universidade recebe Secretária de Programas Sociais do Município do Cabo de Santo Agostinho

A Unidade Acadêmica Cabo de Santo Agostinho (UACSA), campus das engenharias, da Universidade Federal Rural, iniciou as atividades do projeto de extensão Descobertas da melhor idade: além dos muros da universidade, sob a coordenação da Profa. Drª Renata Barbosa Vicente. De acordo com a coordenadora, a universidade sendo um espaço de reflexão e de ação, tem a possibilidade, através de uma visão antecipada, de promover a participação dos idosos em atividades educativas e culturais, a fim de torná-los agentes produtivos em uma sociedade que muitas vezes o exclui. O projeto 'Descobertas da melhor idade: além dos muros da universidade' apresenta uma preocupação com fatores psicossociais como perda de papeis sociais, saúde em declínio, isolamento social e redução do funcionamento cognitivo que podem ser evitados, aliviados ou mesmo revertidos com ações preventivas, tais como a realização de atividades de oficinas culturais, de mini cursos e de palestras educacionais. Vale ressaltar que esse projeto é continuidade e ampliação do trabalho que foi desenvolvido durante o ano de 2016, que teve  grande aprovação do público de terceira idade participante.

No último dia 25 de maio, a abertura das atividades de 2017 do projeto de extensão contou com a palestra “É hora de enfrentar a crise: educação financeira é a saída” ministrada pelo Dr. Fernando Gonçalves de Almeida Neto e pela Drª Amanda Souza de Paula. Esteve presente no evento a Secretária Municipal de Programas Sociais a Drª Edna Gomes da Silva que juntamente com a Profa. Drª Renata Barbosa Vicente entregaram o certificado de participação do projeto de Extensão “Vida Feliz: Descobertas da Melhor Idade”. A Secretaria de Programas Sociais tem apoiado o projeto, providenciando o deslocamento dos grupos de idosos de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos e Vila Roca para a participação das atividades do projeto que ocorrerão ao longo do ano de 2017.

A seguir, algumas fotos do evento: