Engenharia Eletrônica

Perfil do Curso de Engenharia Eletrônica da UACSA - UFRPE

 

Desde a década de 1970, a região de Suape, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, é apontada como uma alternativa para receber um porto e assim descentralizar o tráfego de cargas e contêineres do Porto do Recife.

A partir de 1999, o Governo de Pernambuco iniciou a implantação do Complexo Industrial e Portuário de Suape. O Complexo potencializa a probabilidade, planejada por institutos de pesquisa econômica, de duplicar a renda per capita do estado de Pernambuco até 2020 e triplicar o PIB até 2030. Hoje, o porto é um dos maiores do Brasil e é considerado o porto mais moderno do Brasil.

Além de empresas de grande porte, estão presentes em Suape empresas de médio porte, que dão suporte às grandes indústrias. O crescimento da cadeia de produção ligada ao polo industrial de Suape fez com que as Engenharias e os cursos Tecnológicos se tornassem carreiras promissoras para os próximos anos em Pernambuco. Em especial, a Engenharia Eletrônica e a formação em Tecnologia da Automação Industrial se destacam, pela sua forte conexão com a implementação e o desenvolvimento de tecnologias necessárias ao controle e ao funcionamento da produção industrial.

O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do governo Federal, em 2007, possibilitou condições de infraestrutura e recursos humanos necessários à implantação da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da UFRPE com a finalidade de atender às demandas por mão-de-obra especializada, motivado pela a demanda crescente na região de Suape. A UACSA tem a proposta de formar profissionais de Engenharias e cursos Tecnológicos com sólida base científica e tecnológica, formados com ênfase na interdisciplinaridade.

Neste contexto, o curso de Engenharia Eletrônica ofertado na UACSA tem como objetivo formar profissionais para atuar na indústria, mas que também tenham plenas condições para seguir a carreira acadêmica, atuando em centros de pesquisa e em universidades. O Projeto Pedagógico do Curso também oferta ao estudante a possibilidade de obter o Grau Tecnológico em Automação Industrial, após o estudante cumprir os conteúdos e requisitos dos seis primeiros períodos do Curso de Engenharia Eletrônica e realizar o Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso associados à formação tecnológica. Essa é uma característica única do curso ofertado na UACSA e o difere de cursos tradicionais de Engenharia da região, como da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Com a formação Tecnológica, o estudante tem a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho como um profissional a serviço da implementação de soluções de automação.

Além de ser inovador em sua estrutura curricular, que também contempla as competências e conteúdos necessários à formação Tecnológica em Automação Industrial, o Curso de Engenharia Eletrônica da UACSA busca a aprendizagem ativa e interdisciplinar, e a formação de profissionais inovadores e criativos. Com esse propósito, a matriz curricular do curso conta as disciplinas de Tópicos de Engenharia Eletrônica, que possuem a proposta de integrar conteúdos interdisciplinares para o desenvolvimento de projetos contextualizados nos problemas das indústrias e da sociedade, por meio da metodologia do PBL (Problem Based Learning). Além disso, os estudantes são incentivados a desenvolver sua comunicação oral e escrita em disciplinas de Português Instrumental e de Língua Estrangeira, habilidades necessárias ao profissional da Engenharia. Características empreendedoras e gerenciais são estimuladas em disciplinas de Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Gestão da Produção, fornecendo ao profissional ferramentas que o permitam ir além da simples execução e repetição de tarefas. A preocupação com os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente e o papel da Engenharia neste contexto são ressaltados na disciplina de Gestão Ambiental. Todos esses conteúdos, somados aos conteúdos básicos de formação científica e específicos do perfil do Engenheiro Eletrônico, além das atividades complementares propostas na UACSA, demonstram a vocação do Curso para a formação de profissionais modernos, com potencial para as atividades interdisciplinares e com competências e habilidades para exercer atividades de implementação técnica e de desenvolvimento de novas soluções, atendendo aos anseios regionais por Engenheiros e Tecnólogos.

Com essa proposta, o objetivo do curso de Engenharia Eletrônica da UACSA é formar profissionais a serviço da inovação e da modernização, preparados para tomar uma posição ativa, com a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos específicos para identificar e resolver problemas. O curso está estruturado para favorecer uma formação humanista, crítica e reflexiva, capacitando o aluno para absorver e utilizar novas tecnologias, para atuar na execução e no desenvolvimento de projetos.

Site: http://www.eletronica.uacsa.ufrpe.br/