cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Engenharia Eletrônica | Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho

Engenharia Eletrônica

Perfil do Curso de Engenharia Eletrônica da UACSA - UFRPE

 

Desde a década de 1970, a região de Suape, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, é apontada como uma alternativa para receber um porto e assim descentralizar o tráfego de cargas e contêineres do Porto do Recife.

A partir de 1999, o Governo de Pernambuco iniciou a implantação do Complexo Industrial e Portuário de Suape. O Complexo potencializa a probabilidade, planejada por institutos de pesquisa econômica, de duplicar a renda per capita do estado de Pernambuco até 2020 e triplicar o PIB até 2030. Hoje, o porto é um dos maiores do Brasil e é considerado o porto mais moderno do Brasil.

Além de empresas de grande porte, estão presentes em Suape empresas de médio porte, que dão suporte às grandes indústrias. O crescimento da cadeia de produção ligada ao polo industrial de Suape fez com que as Engenharias e os cursos Tecnológicos se tornassem carreiras promissoras para os próximos anos em Pernambuco. Em especial, a Engenharia Eletrônica e a formação em Tecnologia da Automação Industrial se destacam, pela sua forte conexão com a implementação e o desenvolvimento de tecnologias necessárias ao controle e ao funcionamento da produção industrial.

O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do governo Federal, em 2007, possibilitou condições de infraestrutura e recursos humanos necessários à implantação da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da UFRPE com a finalidade de atender às demandas por mão-de-obra especializada, motivado pela a demanda crescente na região de Suape. A UACSA tem a proposta de formar profissionais de Engenharias e cursos Tecnológicos com sólida base científica e tecnológica, formados com ênfase na interdisciplinaridade.

Neste contexto, o curso de Engenharia Eletrônica ofertado na UACSA tem como objetivo formar profissionais para atuar na indústria, mas que também tenham plenas condições para seguir a carreira acadêmica, atuando em centros de pesquisa e em universidades. O Projeto Pedagógico do Curso também oferta ao estudante a possibilidade de obter o Grau Tecnológico em Automação Industrial, após o estudante cumprir os conteúdos e requisitos dos seis primeiros períodos do Curso de Engenharia Eletrônica e realizar o Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso associados à formação tecnológica. Essa é uma característica única do curso ofertado na UACSA e o difere de cursos tradicionais de Engenharia da região, como da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Com a formação Tecnológica, o estudante tem a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho como um profissional a serviço da implementação de soluções de automação.

Além de ser inovador em sua estrutura curricular, que também contempla as competências e conteúdos necessários à formação Tecnológica em Automação Industrial, o Curso de Engenharia Eletrônica da UACSA busca a aprendizagem ativa e interdisciplinar, e a formação de profissionais inovadores e criativos. Com esse propósito, a matriz curricular do curso conta as disciplinas de Tópicos de Engenharia Eletrônica, que possuem a proposta de integrar conteúdos interdisciplinares para o desenvolvimento de projetos contextualizados nos problemas das indústrias e da sociedade, por meio da metodologia do PBL (Problem Based Learning). Além disso, os estudantes são incentivados a desenvolver sua comunicação oral e escrita em disciplinas de Português Instrumental e de Língua Estrangeira, habilidades necessárias ao profissional da Engenharia. Características empreendedoras e gerenciais são estimuladas em disciplinas de Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Gestão da Produção, fornecendo ao profissional ferramentas que o permitam ir além da simples execução e repetição de tarefas. A preocupação com os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente e o papel da Engenharia neste contexto são ressaltados na disciplina de Gestão Ambiental. Todos esses conteúdos, somados aos conteúdos básicos de formação científica e específicos do perfil do Engenheiro Eletrônico, além das atividades complementares propostas na UACSA, demonstram a vocação do Curso para a formação de profissionais modernos, com potencial para as atividades interdisciplinares e com competências e habilidades para exercer atividades de implementação técnica e de desenvolvimento de novas soluções, atendendo aos anseios regionais por Engenheiros e Tecnólogos.

Com essa proposta, o objetivo do curso de Engenharia Eletrônica da UACSA é formar profissionais a serviço da inovação e da modernização, preparados para tomar uma posição ativa, com a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos específicos para identificar e resolver problemas. O curso está estruturado para favorecer uma formação humanista, crítica e reflexiva, capacitando o aluno para absorver e utilizar novas tecnologias, para atuar na execução e no desenvolvimento de projetos.

Site: http://www.eletronica.uacsa.ufrpe.br/