UACSA participa da 78ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados EXPO-2019

Delegação da Unidade Acadêmica Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da UFRPE coordenada pelo Professor Felipe Orlando Centeno González participa da 78ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (EXPO-2019). O grupo está conformado pelos professores Victor Mielly Oliveira Batista e Joas Elias dos Santos Rocha, assim como também pelos alunos Allyson Soares de Lima, Júlio Mesquita Filho, Luiz Da Silva Aragão, Mizael Da Silva Gomes, Teofanes Da Silva Alexandre e Lucas Cordeiro Tabosa, sendo este último do programa de Engenharia Elétrica e os demais do programa de Engenharia Mecânica.

A EXPO-2019 acontece desde a sexta feira 15 até a segunda feira 25 de novembro no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife; sendo a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e a terceira do Brasil. Um dos maiores estandes do evento é o da Universidade Federal Rural de Pernambuco que apresenta diversos projetos de cada um dos seus departamentos. O estande da UFRPE pode ser visitado imediatamente ao lado da entrada principal do evento.

No sábado 24 de novembro às 14:00 hrs está programada uma palestra pelo professor Felipe Centeno intitulada “Geração de energia com resíduos da produção agropecuária: oportunidades para pequena, média e grande escala”. A palestra acontecerá no auditório do estande da UFRPE na, a entrada é livre, mas as vagas são limitadas.

Veja a continuação alguns dos projetos apresentados na secção da UACSA no stand da UFRPE

Aeromodelo do grupo CABOCLO AERODESIGN

Protótipo de micro motor Stirling

É um pequeno protótipo que demonstra o funcionamento de um motor de combustão externa gerando eletricidade. É muito relevante levar este projeto para a Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados para mostrar aos produtores rurais que existem tecnologias que podem, por exemplo, gerar energia a partir dos resíduos da sua produção agropecuária.

Protótipo de micro-gaseificador

É um dispositivo que transforma madeira sólida (ou em geral resíduos de biomassa seca) em gás combustível a partir de um processo termoquímico. Este serve para mostrar como um fogão a lenha convencional pode ser transformado para funcionar de forma muito similar a um fogão de gás natural ou GLP. O protótipo apresentado é a fase inicial de um projeto desenvolvido por estudantes da disciplina Caldeiras e Fornos da Engenharia Mecânica.

Pesquisa de alfabetização energética

É um projeto que mediante um questionário simples identifica o que as pessoas em geral conhecem ou desconhecem sobre a energia. O projeto inclui também demonstrações experimentais de variação de consumo de energia elétrica para ações simples como abrir uma geladeira ou mudar a velocidade de um ventilador. A pesquisa está apoiada por bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) da FACEPE

Projetos da equipe MegaPascau

Segundo palavras do coordenador da delegação “Estamos aproveitando o evento também para mostrar à comunidade em geral o projeto e andamento do novo campus das engenharias da UFRPE no Cabo de Santo Agostinho, porque temos percebido que algumas pessoas não conhecem do mesmo. Embora sejamos um campus focado em engenharia, nossos projetos apresentados na EXPO-2019 estão totalmente ligados ao desenvolvimento do meio rural que é o foco do evento e também a especialidade de origem da UFRPE”.

As fotos do evento podem ser vistas na nossa galeria, através do link: